Leituras em Pesquisa Qualitativa

Leituras em Pesquisa Qualitativa

Mariana Fukurara

A proposta da organização deste livro nasceu durante a realização do V Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos – SIPEQ, promovido pela Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos – SE&PQ – www.sepq.org.br, que ocorreu em Foz do Iguaçu, PR, Brasil, nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho de 2018 na Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Foz do Iguaçu.

 

Se a linguagem expressa a compreensão das vivências e do analisado e refletido sobre elas; se o corpo-próprio, que se expressa pela linguagem, qualquer que seja, é primado inegável de nosso conhecimento sobre nós mesmos em diferentes aspectos e níveis, bem como do mundo a nossa volta e onde estamos com o outro, imersos na historicidade dos acontecimentos; se o outro se constitui para cada um de nós, seres singulares que em cada caso somos em nossa individualidade, pelos atos de empatia e pela linguagem, então o foco da pesquisa qualitativa incide sobre a linguagem.

 

[…] A pesquisa qualitativa se mostra como um trabalho árduo. Esse trabalho pode ser auxiliado por ferramentas tecnológicas específicas, como é o caso dos pacotes de software específicos para a análise de dados qualitativos. Entretanto, antes de adentrarmos modos de estas ferramentas poderem contribuir com as análises qualitativas, é preciso que fique claro ao leitor que a nossa posição é a de que a força e a qualidade da investigação advêm do pensar do investigador. A interrogação que persegue e interliga todas as fases da investigação é posta por ele e a intenção de saber o leva adiante. As articulações entre os dados analisados não são oriundas do software, mas do seu pensar.

 

Maria Aparecida Viggiani Bicudo é presidente da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos. É uma das fundadoras dessa sociedade – SE&PQ, criada em 1988 com sede na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Idealizou e organizou, com demais membros da SE&PQ, os Seminários Internacionais de Estudos e Pesquisa Qualitativos – SIPEQ.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *